segunda-feira, 6 de maio de 2013

Globo News nunca desliga, só que agora em HD


Edição do dia 07/02/2013
Globo News nunca desliga, só que agora em HD
Com a entrada da imagem em alta definição, a mudança mais visível é a de formato: sai do 4:3 para o 16:9. Isso significa um ganho de informação.
   
A Globo News você já sabe, nunca desliga, e é preciso fazer mudanças sem comprometer a missão de ser um canal de notícias 24 horas no ar.
Passar também para a plataforma HD significou aproveitar os pequenos intervalos entre os jornais da programação. Primeiro foram trocadas as câmaras dos estúdios, depois foi hora de modernizar toda a sala de corte e ilha de edição. Por último, fibras e micro-ondas, usadas para enviar o sinal, foram adequadas ao novo formato.
A transmissão do canal já está em HD. Para entender o que muda na operação, nada melhor que um ensaio, que se chama piloto no jargão jornalístico. Depois de um Jornal Globo News, a equipe ficou posicionada para fazer outro que nunca vai entrar no ar. Os erros são quase desejáveis, pois é vendo quais são as dificuldades no trailer que a equipe fica preparada para passar a informação e a notícia da maneira mais fiel, agora também na imagem.
No estúdio, com o enquadramento reprogramado, Eduardo Grillo na bancada. Enquanto isso, muita gente fazendo os ajustes na sala de cortes. Mas logo, com tudo afinado, o clima do piloto não podia ser mais descontraído.
Com a entrada do HD, a mudança mais visível é a de formato: sai do 4:3 para o 16:9. Isso significa um ganho de informação. Enquanto na visão central se vê mais os detalhes de cor, as colunas que ocupam a visão periférica proporcionam uma maior sensibilidade dos movimentos.
Além disso, tem também uma melhor definição. O canal saiu de 345 mil pixels para dois milhões. Mesmo quem tem um aparelho de televisão antigo sente a diferença, porque a qualidade da imagem é melhor desde a captação.
“E um canal ávido por tecnologia, essas tecnologias às vezes se traduzem em ganhos de idade e às vezes em qualidade, como agora com o canal indo para o HD”, disse José Marino, diretor de engenharia do jornalismo da TV Globo.
A Globo News que sempre se preocupa em dar a notícias da forma mais fiel, agora passa a ser também mais precisa nas imagens.
“A Globo News foi o primeiro canal de notícias da TV por assinatura e é também o canal mais assistido. E a gente acha que nada mais natural do que agora a qualidade técnica estar aliada a qualidade editorial e é isso que a gente vai ter a partir de agora”, ressaltou  Eugênia Moreira, diretora do canal Globo News.

Texto reproduzido do site: http://migre.me/eqKhp
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário