sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TV Sergipe completa 42 anos e inaugura cobertura digital via satélite


G1/Sergipe - 15/11/2013.

TV Sergipe completa 42 anos e inaugura cobertura digital via satélite
Processo foi concluído após dois anos de estudo.
24 dos 75 municípios sergipanos terão acesso ao sinal digital.

Nesta sexta-feira (15), a TV Sergipe completa 42 anos de vida. E a partir de hoje inicia a sua cobertura digital via satélite. O processo foi concluído após dois anos de estudos, formatação de projetos, compra e instalação de equipamentos, que vai possibilitar a emissora a colocar em uso a primeira retransmissora digital do estado e a segunda do Norte/Nordeste, na cidade de Itabaiana, a 58 Km de Aracaju.

A nova tecnologia vai permitir à cidade serrana e a mais seis municípios sergipanos – Campo do Brito, Moita Bonita, Ribeirópolis, Macambira, São Domingos e Frei Paulo - receber o sinal da TV em HD, com alta qualidade de imagem e som.

De acordo com o diretor de Engenharia da TV Sergipe, João Roberto, a decisão tomada pela emissora de ampliar sua transmissão digital por satélite vai permitir ao telespectador receber o sinal com alto grau de qualidade, livre das degradações e interferências tão comuns no sinal terrestre, acabando com os populares “chuviscos” e “fantasmas” na transmissão.

 “O investimento é bem maior, mas com índice de confiabilidade de quase cem por cento. Para você ter ideia, só para esta segunda etapa do processo de digitalização do sinal, em Itabaiana, foram investidos R$ 2,5 milhões na compra de antenas e torres de transmissão, construção e reforma de postos. Além disso, investimos também na capacitação da equipe de colaboradores do setor, que passaram por intercâmbios nas emissoras Globo e afiliadas e fizeram diversos cursos para conhecer em detalhes o projeto por satélite”, explica.

Segundo ele, a partir do início da transmissão, 24 dos 75 municípios sergipanos terão acesso ao sinal digital, um processo que começou com a implantação da tecnologia na geradora, em Aracaju, em 2009, e que seguirá até a conclusão do projeto, que prevê 19 retransmissoras digitais no total.

“As próximas cidades a receberem nossas retransmissoras, com projetos já aprovados pelo Ministério das Comunicações, serão Pedrinhas, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Canindé. Assim que o ministério e a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, forem aprovando os demais projetos, faremos a ampliação da cobertura digital para todo o estado”, informa João.

Além dos sete municípios que receberão o sinal digital da TV Sergipe a partir desta sexta-feira, já recebem hoje imagem e áudio com alta qualidade as cidade de Aracaju, Areia Branca, Capela, Laranjeiras, Maruim, Malhador, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, Siriri, Nossa Senhora das Dores, Japaratuba, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

O acesso ao sinal digital da TV Sergipe pode ser obtido através de uma antena UHF e um televisor com conversor. Se o telespectador já tiver em casa um televisor, mas sem conversor, basta adquiri o conversor separadamente.

Foto e texto reproduzidos do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário