segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Homenagem a Nairson Menezes, grande comunicador sergipano

Fotos: arquivo Infonet.

Homenagem a Nairson Menezes, grande comunicador sergipano, que nos deixou em 26/05/2012.

Nairson Menezes – Idealizador da TV Sergipe.

“Há cerca de dois anos, o idealizador da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo no Estado, lutava contra as complicações ocasionadas pelo Mal de Alzheimer. Segundo informações de familiares, após uma crise ele foi hospitalizado e acabou contraindo uma pneumonia, da qual não conseguiu se recuperar.
Nairson trabalhou como apresentador em emissoras de TV em São Paulo e Salvador (BA) na década de 60. Visionário, ele idealizou a instalação de uma emissora em Sergipe e apesar das dificuldades para conseguir investidores, não desistiu e foi às ruas pedir a ajuda da população. Assim surgiram os primeiros acionistas da TV Sergipe, que foram conquistados pelo sonho do comunicador, que realizava algumas demonstrações da grande invenção nos calçadões do Centro de Aracaju.

Depois de mobilizar a população, grupos de empresários decidiram investir na idéia e o sonho de Nairson Menezes começou a tomar forma e um tempo depois se transformou em realidade. Hoje, quarenta anos depois a TV Sergipe continua fazendo história, investindo em tecnologia e qualidade, para levar aos sergipanos a melhor programação.

De acordo com Fábio Carneiro, assessor de comunicação da TV Sergipe, a história da emissora se funde com a do comunicador. “Foi através da idéia deste grande profissional que hoje a TV Sergipe é uma empresa consolidada pelo mercado e por seus telespectadores. Nairson Menezes transformou seu sonho em realidade e contou também com a ajuda de um grupo de empresários, que assim como ele, acreditaram na força deste meio de comunicação”, disse.

O visionário foi também responsável por implantar as primeiras agências de publicidade em Sergipe. “Ele foi um homem a frente do seu tempo. Com uma criatividade e capacidade de realizações incomparáveis. Como publicitário também fez história, através dos comerciais que produzia e campanhas até para políticos e governadores no início do mercado de comunicação no Estado”, destacou Selma Almeida, esposa de Nairson.
Além disso, atuou em diversas emissoras de rádio na capital baiana e também em solo sergipano. Muitos comunicadores consagrados no Estado, foram incentivados por Nairson Menezes. É o caso do ex-radialista e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Reinaldo Moura.

“Iniciei minha carreira enquanto radialista na companhia de Nairson na então Rádio Difusora de Sergipe, hoje conhecida como Fundação Aperipê. Foi assim que uma grande amizade surgiu e logo após ele se mudou para São Paulo, onde atuou na Rádio Bandeirantes, e por diversas vezes que fui à capital paulista nós nos encontramos. Um tempo depois, ele retornou a Sergipe onde trabalhou novamente na Difusora. Foi convidado a atuar na Bahia e lá novamente tivemos a oportunidade de trabalharmos junto e até dividirmos um apartamento. Sempre tive muita admiração por ele, na minha opinião Nairson tinha a voz mais bonita do rádio e sem dúvidas era o profissional mais bem preparado de Sergipe”, afirmou o conselheiro.”

Nairson Menezes faleceu no sábado dia 26/05/2012 em Aracaju e foi sepultado no final da manhã deste domingo (27/05/2012), no Cemitério São Benedito, no Bairro Santo Antônio em Aracaju (SE). Ele morreu aos 76 anos de idade.

“O comunicador faleceu na noite do sábado dia 26/05/2012, com falência múltipla dos órgãos. Ele já estava com a saúde debilitada desde que sofreu uma queda por causa de um acidente vascular cerebral (AVC) há três meses. Desde então, Nairson, que também sofria de Alzheimer, deu entradas constantes no hospital.

Bastante emocionados, familiares acompanharam de perto o sepultamento sob muita comoção. No sepultamento, muitos amigos estiveram presentes no cemitério para a última despedida e fizeram questão de destacar a importância do legado deixado pelo publicitário.

Presente no sepultamento, o conselheiro do Tribunal de Contas, Reinaldo Moura, lamentou a perda de Nairson Menezes. “Eu particularmente acho que além de ter perdido um amigo, o rádio sergipano perdeu a voz mais bonita de todo o estado, o profissional mais competente que eu conheci até agora", afirma.

Outro amigo do publicitário, o jornalista Pascoal Maynard, fez questão de ressaltar sobre a amizade entre eles e as qualidades do grande companheiro. “Nairson foi um grande amigo, sempre presente. Eu tive algumas experiências profissionais com o Nairson, que muito me ajudou na minha profissão quando nós produzimos e dirigimos muitos comerciais, na época para empresas construtoras e mercado imobiliário da época. Nairson era uma pessoa inteligentíssima, muito competente, correto, uma pessoa muito dedicada a sua profissão e aos amigos. Nairson era isso, um profissional de excelência e um amigo”.

O jornalista Evandro Ferreira também falou do incentivo a comunicação do estado feita pelo publicitário. “Ele foi um incentivador nos meios de comunicação. Aqui foi o incentivador da implantação da TV Sergipe e do mercado publicitário. Nossos atuais publicitários passaram pelas mãos dele. Eu acompanhei o trabalho dele durante esses 40 anos e sei que ele foi um grande marco na vida da comunicação de Sergipe", conta.

Nairson Menezes deixa esposa, dois filhos e quatro netos.

Fonte: infonet.com.br/cidade
Texto reproduzido do site: camposdojordao1340.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário