quarta-feira, 1 de junho de 2016

Globo e NHK, farão a primeira transmissão terrestre, ao vivo e em 8K...


Globo e NHK, farão a primeira transmissão terrestre, ao vivo e em 8K, nos Jogos Olímpicos.

Quem estiver no Rio durante os Jogos Olímpicos poderá ter uma experiência inédita com a tecnologia que é considerada o futuro da TV. A Globo, em parceria com a emissora japonesa NHK, que vem inovando com as imagens em ultra-alta definição (UHD), fará as primeiras transmissões ao vivo em 8K abertas ao público durante os Jogos Olímpicos 2016. Segundo especialistas, o 8K oferece o padrão mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano, com uma resolução 16 vezes superior ao HD.

As sessões serão realizadas no Museu do Amanhã e incluem a transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades esportivas.

"No Brasil ainda estamos consolidando a migração dos telespectadores para a TV digital em HD, mas a evolução tecnológica não para e, nós da Globo, já estamos estudando a próxima geração de tecnologias para a TV aberta. Essa demonstração reforça a importância da TV aberta e sua evolução para uma experiência mais imersiva com o UHD", afirma Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo.

A tecnologia 8K é considerada a próxima fronteira da indústria audiovisual, que irá suceder o 4K. A Globo vem investindo na produção de conteúdo em UHD desde 2012, quando produziu em 4K o filme 'O Tempo e o Vento'. Desde então, a emissora ampliou o seu parque tecnológico e, atualmente, disponibiliza os títulos 'Ligações Perigosas' e 'Dupla Identidade', também em 4K, pelo Globo Play. 

Atenta às inovações da indústria, a Globo iniciou suas primeiras experiências em 8K em 2013, com o Carnaval, e no ano seguinte com a demonstração de jogos ao vivo da Copa do Mundo da FIFA 2014, com transmissão por fibra ótica sempre em parceria com a NHK. Esta é a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K, que será viabilizada pela utilização racional do espectro eletromagnético – técnica considerada uma evolução do atual padrão do sistema.

Fonte: Esporte e Mídia.

Texto e imagem reproduzidos do blog: antenadosnaskyecia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário