quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Amigos falam da trajetória de Nairson Menezes

Nairson Menezes (Fotos: Arquivo Pessoal).

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 27/05/2012.

Amigos falam da trajetória de Nairson Menezes

O Portal Infonet conversou com alguns amigos do publicitário

Sergipe está de luto. Perde um comunicador e um grande visionário na publicidade de Sergipe. Estou falando do publicitário Nairson Menezes, que foi sepultado na manhã deste domingo, (27 de maio de 2912), após ter falecido na noite do último sábado, dia 26, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Um visionário, Nairson foi o fundador da primeira agência de publicidade de Sergipe, - intitulada NMenezes. Participou de diversas campanhas publicitárias importantes, na área comercial e também política; levou o telefone para as rádios sergipanas apresentando o Disque Disco, que atendia o gosto popular musical. Ele ainda contribuiu para a fundação da TV Sergipe e sempre teve grande influência na área de comunicação.

O Portal Infonet conversou com alguns amigos e admiradores do trabalho de Nairson Menezes que falaram um pouco da trajetória deste homem revolucionário. O primeiro deles foi o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Reinaldo Moura. “Ele foi o profissional mais competente que eu conheci até agora. Posso falar isso porque eu comecei com ele na Rádio Difusora que hoje é Fundação Aperipê e construímos a partir daí uma história. Depois ele voltou pra São Paulo, retornou a Aracaju. Nessa época eu já tinha ido pra Salvador, que eu fui pra Rádio Sociedade da Bahia, em seguida ele foi também. Momento esse em que foram vários radialistas daqui, ele, Dermeval, Mauricio Menezes, Acival Gomes e eu já estava lá. Lá, Nairson foi novamente meu diretor na Rádio Sociedade da Bahia. Então eu devo muito a Nairson, se é que eu aprendi alguma coisa, devo a ele, se é que eu ensinei também, claro que ele foi responsável por isso”, conta

Ainda segundo Reinaldo Moura, o publicitário foi um homem à frente da sua época. “Ele introduziu algumas inovações no rádio, coisas que ele trouxe de quando dirigiu a Rádio Bandeirantes de São Paulo. Ele introduziu aqui no rádio sergipano, a participação de ouvintes pelo telefone, foi uma novidade, ninguém nunca tinha feito isso. A distribuição de prêmio ao ouvinte que participasse, também, foi uma outra inovação de Nairson. Depois ele tentou uma carreira política, não foi bem sucedido, mas foi talvez o responsável pela primeira agência de publicidade realmente estruturada e organizada, com produção e tudo.  E pra concluir essa passagem vitoriosa pela vida, ele ainda foi o responsável por ter plantado a semente que terminou sendo hoje a TV Sergipe, ainda como repetidora e que terminou numa emissora estruturada e a emissora veio dessa capacidade criativa de Nairson Menezes”, define o conselheiro.

Para o comunicador Jairo Alves, Nairson Menezes nunca será esquecido. “O Nailson foi o primeiro em tudo. Quando ele chegou de São Paulo, ele foi diretor da TV Record e da Rádio Record, antes de Silvio Santos comprar a Rádio Record, então ele veio para Aracaju e revolucionou o rádio. Foi o primeiro a introduzir ouvintes pedindo músicas através do telefone, primeiro agente publicitário e teve a primeira agência publicitária. Então tudo o que se fala dele ainda é muito pouco pela importância que ele exerceu na comunicação”, conta.

Outro conhecido e admirador do trabalho do publicitário, o amigo e jornalista Pascoal Maynard, fez questão de ressaltar a importância do comunicador. “Ele foi um grande amigo, sempre presente. Eu tive algumas experiências profissionais com ele, que muito me ajudou na minha profissão. Nailson era uma pessoa inteligentíssima, muito competente, correto, uma pessoa muito dedicada a sua profissão e aos amigos. Nailson era isso, um profissional de excelência e um amigo”, ressalta.

O jornalista Ivan Valença também acompanhou o trabalho do publicitário e falou sobre o comunicador. “Como Diretor da rádio Difusora nos anos 50, foi ele quem renovou o rádio introduzindo auditórios e foi ele quem fez uma revolução através das emissoras do governo. Foi um baluarte na comunicação e só tenho a dizer que Sergipe perde um homem excepcional”, garante o jornalista.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário