quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Unit Notícias atinge a marca de 2 000 programas




Publicado originalmente no site da UNIT, em 23/08/2017.

Unit Notícias atinge a marca de 2 000 programas.

Projeto pioneiro no estado é o único telejornal laboratório exibido em TV aberta

Da telinha do Unit Notícias para as principais telas de emissoras do estado e do Brasil. Desde 2009, a Universidade Tiradentes, por meio do curso de Jornalismo, promove aos acadêmicos uma grande experiência: a de participação no telejornal laboratório, exibido na TV Atalaia. Neste mês de agosto, o Unit Notícias atingiu a marca de 2 000 programas a contar pela data do seu retorno, em 2009.
     
Ao todo, mais de 3 500 reportagens. Por ano, cerca de 20 alunos participam da produção de pauta, produção, edição, reportagem e apresentação do programa. Uma rotina diária que exige comprometimento e um aprendizado constante dos acadêmicos que, antes que ir pra bancada, passam pelas disciplinas de técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística, comunicação e expressão oral – Técnicas de Dicção.

“O telejornal é um dos poucos no Brasil veiculado na TV aberta. E isto é muito importante porque os estudantes tem a oportunidade de vivenciar o jornalismo de TV”, salienta a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Valéria Bonini.

Com modernas estruturas de estúdio e equipamentos, os estudantes contam com o Complexo de Comunicação Social com o intuito de contribuir na formação profissional. “Procuramos implementar uma rotina de produção como se eles realmente tivessem em uma redação. Há um envolvimento em todos os processos para preparar o aluno para o mercado de trabalho”, reitera a professora Juliana Almeida, coordenadora do Unit Notícias.

“Considero que sou uma privilegiada porque este é um diferencial da Unit e uma vitrine para que possamos aprender cada dia mais e aperfeiçoar o que aprendemos em sala de aula”, enfatiza a estudante de jornalismo, Selma Souza.

Egresso da Unit, o jornalista Danilo Mecenas, atualmente é repórter em uma afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo. Para o jornalista, a passagem pelo Unit Notícias foi um diferencial em sua carreira. “Uma das experiências mais marcantes na minha vida profissional foi à ida para o programa Profissão Repórter. Passei quase dois meses trabalhando e aprendendo na redação de São Paulo. O material que eles conferiram foi o do Unit Notícias. Mais que um jornalista, a universidade me formou como ser humano”, garante.

Os acadêmicos acompanham todas as fases do telejornal e fazem a cobertura dos principais eventos da Universidade Tiradentes com o intuito de dar visibilidade à instituição. Além disso, cobrem assuntos de interesse da comunidade em geral. O Unit Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h10, na TV Atalaia.

Texto e imagens reproduzidos do site: portal.unit.br/blog/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário