Publicado originalmente no site Ispblog, em 12/09/2016
Entenda as diferenças entre IPTV e OTT
A TV no Brasil passou por muitas mudanças nos últimos anos,
com a popularização da TV Digital. De acordo com a Associação Brasileira de
Televisão por Assinatura, o país tem cerca de 18,9 milhões de usuários de TV
paga hoje. Nos últimos anos, esse mercado se viu ameaçado pela internet — e é
aí que entram a IPTV e o OTT, duas formas de se adaptar a essas mudanças.
Apesar de os conceitos não serem novos, só agora que eles
têm começado a ser mais usados e ainda há muita confusão sobre o que é cada um.
No post de hoje, vamos explicar o que é a IPTV e o OTT e como eles se
posicionam no mercado.
O que é IPTV?
Colocado de forma simples, a IPTV é uma transmissão dos
canais de TV com alta qualidade por meio de uma conexão dedicada de internet,
ou seja, ela não é usada para outros propósitos. Não é necessário ter uma
SmartTV para usar do IPTV, já que ele geralmente ver com uma set-top box para
se conectar à televisão.
O que essa forma de transmissão traz como principal
benefício é que provedores de internet podem aproveitar parte da sua
infraestrutura para passar a fornecer esse tipo de serviço, o que o torna mais
barato com relação aos serviços de TV por assinatura tradicional. A IPTV também
dá um maior poder de escolha para o usuário, uma vez que ele não precisa ficar
preso a pacotes de canais, como é feito na TV por assinatura.
Além dessa liberdade maior, a IPTV traz diversas
possibilidades de interação com o usuário. Como há maior facilidade em criar
ferramentas para o ambiente digital, é mais fácil de implementar funções como
compras on-demand e enquetes dentro dos programas. Havendo o uso de protocolos
de segurança, é possível até mesmo realizar compra e venda dos produtos
mostrados na programação por meio da própria TV.
E o OTT?
A principal diferença dos serviços Over-The-Top é que eles
não usam um canal dedicado — na maioria das vezes, sendo baseado em plataformas
multiuso, como computadores, SmartTVs, videogames e celulares. Por causa disso,
a qualidade de imagem e áudio destes serviços depende da rede a qual eles estão
conectados.
Geralmente, os serviços OTT não são fornecidos por meio de
servidores de internet, mas sim por outras companhias focadas na produção do
conteúdo veiculado. Como não há nenhum custo com infraestrutura, os custos de
serviços OTT são ainda mais baixos e, muitas vezes, usa-se um sistema
totalmente on-demand.
Como OTT e IPTV se posicionam no mercado?
IPTV ainda está começando a crescer no Brasil, sem grandes
provedores que ofereçam este tipo de serviço para o consumidor. A IPTV compete
de forma mais direta com o modelo das TVs por assinatura, que tem perdido
milhares de usuários nos últimos anos. Esse é um serviço que ainda pode ser
muito explorado por empresas que já tenham a infraestrutura de um provedor de
internet.
Já o OTT é um modelo que tem ganhado cada vez mais o público
consumidor devido ao seu baixo custo e a sua versatilidade. Mas ainda enfrenta
algumas dificuldades, como a falta de garantia de qualidade de imagem e áudio
que é encontrada na TV. Com o passar dos anos, é provável que os serviços de
OTT encontrem meios para melhorar tanto o seu conteúdo quanto a sua qualidade
de serviço a ponto de competir efetivamente com a TV...
Texto e imagem reproduzidos do site: ispblog.com.br
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