quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Gilvando Fontes Hora, o Gilvan Fontes da TV

Gilvan Fontes em apresentação do telejornal da TV Atalaia.
Imagem: Internet

Publicado originalmente no site da ALESE, em 11 de agosto de 2016

Dia da Televisão: Homenagem a Gilvan Fontes, o ícone da TV sergipana! 

Por Tíffany Tavares

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia da Televisão, o principal meio de comunicação criado no século XX. A data é uma homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia.

No Brasil…

No Brasil, em 1950, houve o primeiro sinal aberto de TV após a inauguração da TV Tupi, pelo jornalista Assis Chateaubriand. A primeira transmissão aconteceu no saguão do “Diários Associados”, de propriedade de Chateaubriand. Foi necessário ainda que o jornalista importasse cerca de duzentos aparelhos de TV para que os programas da emissora fossem assistidos, já que não havia ainda o consumo em larga escala de televisores.

Posteriormente, novas emissoras foram surgindo, como Globo, Record e Bandeirantes. A primeira transmissão oficial em cores ocorreu em 19 de fevereiro de 1972.

Em Sergipe…

Gilvan Fontes em apresentação do telejornal da TV Atalaia. Imagem: Internet

E para celebrar este dia especial, entrevistamos o ícone da televisão sergipana, o jornalista, locutor e apresentador de TV, Gilvan Fontes. Atualmente, o comunicador é apresentador âncora do Jornal do Estado 2ª Edição da TV Atalaia, filiada da Rede Record em Sergipe.

Em um rápido bate papo agradável, Gilvan, com toda sua fidalguia, nos conta um pouco de sua rica história profissional. Confira:

Bate Papo com Gilvan Fontes:

Agência Alese de Notícias (AAN): Nome completo e onde nasceu?

Gilvan Fontes (GF): Meu nome é Gilvando Fontes Hora, Gilvan é o nome artístico. Nasci em Itaporanga D’Ajuda, em 07 de maio de 1947.

Gilvan Fontes, de branco, ao centro.
Foto: Acervo pessoal do entrevistado

AAN: Resuma como começou no jornalismo?

GF: Iniciei em 1963 na Rádio Difusora, hoje Rádio Aperipê, apresentando noticiários no rádio.

AAN: Como ingressou na Televisão? E quantos anos de TV?

GF: Ingressei em 1969 na TV Sergipe, afiliada da Rede Globo. Comecei como locutor comercial, pois na época os comerciais eram lidos ao vivo. Não existia a tecnologia de hoje. Depois fui convidado para ser repórter e em seguida, tornei-me apresentador do jornal principal da emissora, onde permaneci por 45 anos.

AAN: Conte o que mudou do Gilvan do início de carreira, para o Gilvan atual?

GF: Mudou praticamente tudo, a experiência traz mudanças naturalmente.


AAN: O que leva para vida com sua experiência na televisão?

GF: Muitas coisas como experiência, amizades adquiridas, o contato direto com os telespectadores me fez desenvolver uma empatia e perder uma timidez que possuía desde a adolescência.

AAN: Gilvan deixe uma mensagem aos sergipanos e aos profissionais do jornalismo.

GF: Já estou perto de me aposentar, mas gostaria de agradecer a todos os sergipanos pela audiência, pelo respeito e pelas amizades dos meus 48 anos “entrando” em seus lares todas as noites, levando informações e notícias com credibilidade e imparcialidade.

AAN: Fique à vontade e acrescente o que desejar.

GF: O jornalismo é minha vida e o grande responsável pelas minhas alegrias e realizações. Peço desculpas à minha família por tantas ausências e a mensagem que deixo aos futuros jornalistas é: Realize seu sonho, mantenha o foco, sinta amor pela profissão, sobretudo, aja com responsabilidade e imparcialidade, assim conseguirá ganhar a confiança do telespectador.

Texto e imagens reproduzidos do site: al.se.leg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário