terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Registro: Programa "Giro Sergipe" (27/07/2019)

Anne Samara é a apresentadora do Giro Sergipe 
Foto: Brucce Cabral / TV Sergipe

REGISTRO de publicação, quando da estreia do programa ‘Giro Sergipe’.

Publicado originalmente no site {gshow/TV-Sergipe], em 12/07/2019

‘Giro Sergipe’ estreia no dia 27 de julho com apresentação de Anne Samara: 'O protagonismo é do povo sergipano'

O programa, que pretende desvendar cada canto do estado, vai ao ar às 14h, logo depois do Jornal Hoje

Por Elson Mota, da Programação

Priquitinhas nos pés, mochila nas costas e muita vontade de desvendar a cultura sergipana. É assim que Anne Samara, apresentadora do Giro Sergipe, novo programa da TV Sergipe, pretende conhecer cada pedacinho do estado e dividir com os telespectadores tudo o que for encontrando pelo caminho, que promete ser repleto de tradições, belezas naturais e, principalmente, de gente.

A nova atração da emissora estreia no próximo dia 27 de julho, às 14h, logo depois do Jornal Hoje, e ocupa o horário do Combinado, que a partir desta data, passa a ir ao ar um pouco mais tarde, às 14h30. Misturando informação e entretenimento, o Giro Sergipe chega como um espaço para o sergipano se ver e se reconhecer. E, na apresentação, não poderia contar com uma sergipana mais apaixonada pelo seu estado.

“Sou uma jovem em busca de desvendar, de descobrir o que me faz ser sergipana, o que nos faz ser sergipanos. Essa é uma busca constante porque a nossa terra é incrível, o nosso estado é riquíssimo em cultura e as pessoas desse estado são maravilhosas, elas são batalhadoras, elas são guerreiras”.

Ao se apresentar para o público, Anne reforça suas origens e deixa claro o orgulho e a gratidão que sente pela mãe. “Sou formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal de Sergipe e sou atriz também. Estudo e faço teatro desde os meus 15 anos. Sou filha de Dona Leni, que criou eu e o meu irmão vendendo cachorro-quente e trabalha com isso até hoje. Ela é minha guerreira e hoje eu estou cuidando bastante dela”, conta a apresentadora, que afirma que sua mãe teve um papel importante na sua entrada para o mundo das artes cênicas. “Agradeço por ela ter me colocado na minha primeira oficina de teatro. Quando eu quis fazer, ela disse: ‘Vamos!’. E foi comigo”.

Anne Samara é uma sergipana apaixonada pelo seu estado 
Foto: Brucce Cabral / TV Sergipe

A profissional conta que também foi através da mãe que surgiu o seu contato mais próximo com a cultura, ainda que, na época, não entendesse muito sobre o tema. “Eu achava, até pouco tempo, que a minha relação com a cultura tinha começado com a minha entrada no teatro, nos meus 15 anos, mas recentemente caiu a ficha de que essa questão veio bem antes, porque quando minha mãe ia trabalhar nos eventos, vendendo cachorro-quente, ela me levava porque eu pedia”, relata.

“Então, minha mãe ia para a Trezena de Santo Antônio e eu ia junto. Ela ia para o Carnaval de Neópolis e eu ia também. Ela ia para a Festa das Cabacinhas e eu a acompanhava. Então, mesmo sem entender o termo cultura popular, eu já estava envolvida, dentro dessas festas”, explica.

Anne Samara se diverte com 'amiga' que fez 
durante as gravações do Giro Sergipe
Foto: Brucce Cabral / TV Sergipe

Anne é formada desde 2015 e antes de entrar no universo da TV, passou pelas áreas de assessoria de comunicação e produção cultural. Tanto no jornalismo, quanto no teatro, a paixão por Sergipe e o desejo de enaltecer o estado sempre prevalecem. Estar à frente da nova atração da TV Sergipe, segundo a comunicadora, é motivo de muita honra e responsabilidade, e o que mais a deixa feliz é o contato mais próximo com tantas pessoas e a oportunidade de aprender com cada uma delas.

“É um programa que me emociona bastante. A parte que eu mais gosto é estar com as pessoas e dar o espaço para elas falarem do trabalho delas, da cultura delas, da tradição delas, que também é minha história, minha cultura, minha tradição. É de todos nós. É muita felicidade e muita coisa para agradecer”, diz. E ela faz questão de deixar claro:

“Eu só apresento, sou apenas o canal, mas o protagonismo desse programa é do povo sergipano”.

Pelas andanças que tem feito para as gravações do Giro Sergipe, que vai a cada edição discutir um tema por diversos ângulos, a comunicadora social se deparou com diversos acontecimentos que fizeram com que ela se emocionasse. Ela aproveita para dividir uma dessas experiências.

“A gente visitou o povoado Alagamar, em Pirambu, e só pelo fato de ver aquelas mulheres trançando a palha, esse trabalho que elas aprenderam com as mães, que aprenderam com as avós, que tem uma geração de mais de 100 anos já fazendo isso; só de pisar naquele espaço, que é um território remanescente de quilombo, que tem uma história que vem bem antes da nossa; só de estar ali, caminhando, eu já me sinto muito honrada. Só de ter a oportunidade de conversar com aquelas mulheres, eu já me sinto três vezes mais honrada”, reforça.

A apresentadora aproveita para explicar a importância de o programa não ser apresentado de um estúdio e, ao invés disso, usar os lugares do próprio estado como cenário. “Como é que a gente vai falar de Sergipanidade sem estar junto dos sergipanos? Como é que a gente vai falar da nossa cultura trazendo para outro local e não indo até onde essa cultura acontece? O ‘Giro’ vai aonde a beleza natural está. O ‘Giro’ vai estar perto de quem faz um prato que só Sergipe tem, por exemplo. O Giro Sergipe vai aonde Sergipe está”, reforça.

Anne Samara é comunicadora social e atriz 
Foto: Brucce Cabral / TV Sergipe

Sobre a expectativa para a estreia, Anne se mostra confiante. “Eu estou tranquila porque, como eu disse antes, o protagonismo não é meu. A minha cara está aparecendo lá, mas o protagonismo é das pessoas, dos sergipanos e sergipanas. E eu não estou sozinha nesse programa, existe uma equipe muito competente, empenhada em fazer tudo acontecer. Eu aprendo muito com todos e agradeço sempre por essa oportunidade”.

O Giro Sergipe é um projeto do Departamento de Programação da TV Sergipe e tem a supervisão do gerente responsável, Fábio Carneiro. Com edição-executiva de Nara Barreto, o programa conta com produção de Fernando Petrônio.

Texto e imagens reproduzidos do site: gshow.globo.com/TV-Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário