Publicação compartilhada do site do GOVERNO DE SERGIPE, de 20 de Fevereiro de 2025
Aperipê TV completa 40 anos de compromisso com os sergipanos
Evento repleto de homenagens foi realizado na noite desta quinta-feira, 20, e comemorou aniversário da emissora sergipana
Responsável por levar educação, cultura e sergipanidade para a telinha dos sergipanos, a Aperipê TV completou 40 anos de existência neste 20 de fevereiro. Ao longo dessas quatro décadas, a emissora tem cumprido com excelência sua missão de informar o povo sergipano, valorizando a identidade e a história do estado. Em homenagem à história do veículo de comunicação, uma solenidade foi realizada no Memorial de Sergipe Jouberto Uchôa, na Orla da Atalaia, em Aracaju, na noite desta quinta-feira, 20.
Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri anunciou uma série de investimentos para a emissora ainda neste ano, a exemplo da aquisição de novos equipamentos e da reforma do prédio onde funciona, chamando a atenção para o papel da instituição para a comunicação pública e para a cidadania. “Termos mais qualidade de transmissão, e a reforma do prédio, tão esperada também. Temos até o final do ano para entregar uma nova Aperipê, que é o que o povo e Sergipe merecem. A Aperipê não é a TV do governo, é a TV do povo, é a TV do sergipano. Ela não está ali para fazer propaganda do governo, ela está ali para comunicar com o povo sergipano, com a verdade, com a transparência, com a independência que o povo sergipano merece”, pontua.
Nesse sentido, o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento, enfatizou que a Aperipê TV desempenha um papel fundamental para a manutenção da qualidade da comunicação pública sergipana e, mais que isso, para a perpetuação de uma informação democrática e que converse com a população. “Sabemos que quando temos dispositivo público, ele demonstra claramente o objetivo que se tem de transparência e, principalmente, de efetivar a democracia, onde as pessoas possam ter um espaço em que elas possam não somente falar, mas também serem vistas. Temos na Aperipê um meio de difundir o que é mais importante, que é a palavra e o que o povo quer”, pontua.
Parte desse trabalho e demonstração do compromisso do Governo do Estado com a transparência e a qualidade da informação repassada à população, a Fundação Sergipana de Comunicação (Funsecom) é responsável pelo aprimoramento da comunicação pública no estado. A fundação tem como finalidade a promoção, organização, execução e administração, abrangendo operacionalização de programas e projetos de desenvolvimento e expansão das ações e atividades de comunicação, por meio do sistema de Rádio, Televisão e Internet.
O diretor-presidente da Funsecom, Carlos Batalha, destacou que, ao longo dos últimos anos, esses e outros investimentos da gestão estadual na Aperipê TV têm permitido a ampliação desse trabalho. “A Aperipê TV, durante todo esse período, não só para a cultura, como para o jornalismo, para o esporte, trouxe contributos extraordinários. E, na atual fase, no atual Governo do Estado, com o governador Fábio Mitidieri, com os incentivos que estão sendo proporcionados, ela poderá apresentar muito mais para quem está em casa vendo aquilo que acontece no seu estado”, coloca.
Homenagens
O evento contou com a entrega de medalhas aos 12 ex-presidentes que dirigiram a emissora ao longo desses 40 anos — Raimundo Luiz, primeiro presidente fundador, Carlos Batalha, ex-presidente e atual, Angélica Rollemberg, Marlene Calumby, Jeferson Andrade, Luciano Correia, Messias Carvalho, Givaldo Ricardo, Chiquinho Ferreira, Conceição Vieira, Theotônio Neto, Indira Amaral e César Gama — e homenagens a outras personalidades que contribuíram para a história da instituição.
Uma das homenageadas foi a professora Conceição Vieira que, além de ter uma longa trajetória de contribuição para a cultura, a educação e a política sergipana, também foi presidente da Fundação. “Uma noite de alegria, principalmente porque é a celebração da comunicação pública, da comunicação independente. Sabemos que vivemos em um país em que vários grupos econômicos são donos do meio de comunicação, e é importante ter essa visão equilibrada do governo, uma comunicação de Estado. Nesses 40 anos, a Aperipê TV uniu comunicação com a educação, sempre com um trabalho educativo, formativo, e isso é importante”, considera.
Outro homenageado foi o professor Jouberto Uchôa, fundador da Universidade Tiradentes (Unit) e grande parceiro da Fundação Aperipê. “São 40 anos de Aperipê TV, uma emissora fundamental para a comunicação do nosso estado. A Universidade Tiradentes tem um imenso orgulho de ver o sucesso da Aperipê, de todos os seus dirigentes, e agradece àqueles que apoiam e que continuam apoiando essa instituição tão importante para os sergipanos”, ressalta.
Além deles, também receberam a homenagem o ex-governador João Alves Filho (in memorian), governador fundador da Aperipê TV; o radialista Carlos Magalhães, jornalista mais antigo do Sistema Aperipê; Reinaldo Moura (in memorian), primeiro telenoticiarista da Aperipê; Clemilda (in memorian), primeira cantora e apresentadora da emissora; Adriano Barroso (in memorian), primeiro técnico operacional; o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento; e o governador Fábio Mitidieri.
Parceria nacional
Ainda durante a solenidade, o diretor de rede da TV Cultura, Fábio Borba Chateaubriand, recebeu o título de Cidadania Sergipana, entregue pela deputada estadual Maísa Mitidieri, autora da propositura. Ele foi representado pelo assessor da Diretoria de Redes e Novos Negócios da emissora em São Paulo, Pedro Paulo Fernandes, que destacou o trabalho conjunto e parceiro que tem sido desenvolvido entre as instituições com a veiculação nacional de matérias de relevância do estado. Em 2024, entre reportagens e boletins, foram veiculadas 54 matérias da Aperipê TV durante o ano na TV Cultura para todo o Brasil.
“A Aperipê TV é uma das principais parceiras da TV Cultura, uma vez que sempre nos atende com muito boas programações, bons materiais, e é uma emissora que desempenha o papel para o qual ela foi chamada: divulgar a cultura, a educação, um bom jornalismo. Nesses 40 anos de Aperipê TV, tenho certeza que ela formou algumas gerações; crianças, jovens e adolescentes foram formados e cresceram assistindo à programação. Por meio da Aperipê TV, nós trazemos a cultura brasileira e tudo o que acontece no nosso país para o estado de Sergipe, e levamos para o nosso país tudo o que acontece no estado de Sergipe”, coloca Fernandes.
Ao final do evento, foi exibido um documentário que narra a história da Aperipê TV, relembrando os desafios, conquistas e a trajetória dos ex-presidentes, funcionários e apresentadores que ajudaram e ainda ajudam a escrever a história da emissora.
Aperipê TV
A Aperipê TV, emissora de caráter público e vinculada ao governo estadual, foi fundada no dia 31 de janeiro de 1985, pelo governador João Alves Filho, com a missão de oferecer conteúdos jornalísticos, culturais e educativos à população sergipana. Atualmente opera no canal 6.1 e é afiliada à TV Cultura. A Aperipê TV também está presente no YouTube, por meio do canal aperipetv, e no Instagram @aperipesergipe.
Texto e imagens reproduzidos do site: www se gov br
Nenhum comentário:
Postar um comentário