Publicado originalmente no site Antenados na SKY e Cia 21 de dezembro de 2018
Pesquisa do IBGE aponta que caiu número de lares com Tv
aberta no Brasil, Tv paga e por parabólica em 2017
Em 2017, cai o número de lares com televisão no Brasil, como
mostra a PNAD Contínua de TIC, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (20).
Entre os 70,4 milhões domicílios particulares permanentes do país, 3,3% não
havia televisão. Esse percentual era de 2,8% em 2016. A parcela de domicílios
que tinha televisão de tela fina subiu de 65% para 69,7% e a que tinha
televisão de tubo caiu de 44,9% para 38,9%. Em 57,8% dos domicílios havia
somente televisão de tela fina e em 27%, somente televisão de tubo.
A pesquisa mostra que, dos 68,1 milhões de domicílios com
televisão, 79,8% tinham conversor (integrado ou adaptado) para receber o sinal
digital de televisão aberta, ainda que não o estivesse captando. Em 2016, essa
taxa era de 71,5%. Nos domicílios com televisão, o percentual dos que tinham
este aparelho com conversor que já recebia sinal digital de televisão aberta
cresceu de 57,3% (2016) para 66,6% (2017).
De 2016 para 2017, caiu de 10,3% (6,9 milhões) para 6,2%
(4,2 milhões) a parcela dos domicílios que não tinham nenhuma das três
condições de acesso ao sinal digital de televisão aberta (conversor, antena
parabólica ou serviço de televisão por assinatura). Em área urbana, a queda foi
de 10,5% (6,1 milhões) para 6,1% (3,6 milhões), e em área rural, de 9% (794 mil)
para 6,8% (598 mil). Entre as grandes regiões, os maiores percentuais foram no
Norte (11,3%) e no Nordeste (8,1%), tanto em área urbana como rural.
Parabólica
O percentual de domicílios com televisão que tinham recepção
por antena parabólica caiu de 34,8% para 32,5%, na área rural caiu de 73,1%
para 70,5% e na urbana, de 29,0% para 26,9%.
No país, de 2016 para 2017, o percentual de domicílios que
utilizavam a recepção do sinal de televisão por meio de antena parabólica
também recuou de 29% para 26,9%, nos domicílios da área urbana, e de 73,1% para
70,5%, nos da área rural.
TV paga
Já o serviço de televisão por assinatura era utilizado em
32,8% dos domicílios com televisão em 2017 e em 33,7% em 2016. Em área urbana,
esse percentual variou de 36,9% (2016) para 35,6% (2017) e, em área rural,
subiu de 11,7% (2016) para 14,1% (2017).
Entre os domicílios sem televisão por assinatura, 55,3% não
o adquiriam por considerá-lo caro e 39,8%, por não haver interesse pelo
serviço, enquanto somente 1,6% não adquiriu por não estar disponível na área em
que se localizava.
Texto e imagem reproduzidos do site: antenadosnaskyecia.blogspot.com
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