quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Japão inaugura seu primeiro canal de TV com transmissão em 8K


Publicado originalmente no blog Antenados na Sky e Cia, em 04/12/2018

Japão inaugura seu primeiro canal de TV com transmissão em 8K

A imagem tem 33 milhões de pixels e 24 canais de áudio, com transmissão que acontece durante 12 horas por dia

O Japão inaugurou o mundo da resolução 8K em transmissão de TV, com seu primeiro canal que entrega aos consumidores resolução muito maior do que o, agora obsoleto, 4K. Para receber o sinal, japoneses precisam de um set-top-box com cinco cabos HDMI e uma TV que suporte tamanha resolução.

O início da transmissão aconteceu neste sábado (1) e contou com a presença de executivos da emissora NHK, além do ministro de comunicações do Japão, Masatoshi Ishida. Além de imagens com 7680 x 4320 pixels, a novidade entrega a opção de 24 canais de áudio para quem tem tanta caixa de som espalhada pela sala e faz isso durante 12 horas por dia.

O primeiro filme em 8K para o canal foi 2001: Uma Odisseia no Espaço, que teve os negativos originais em 65 milímetros escaneados especialmente para o acontecimento. Mesmo para o Japão, que tem aparato de ponta em tecnologia, TV 8K ainda é algo raro e muito caro.

Não só isso, já que até mesmo o padrão HDMI 2.1, para 8K, ainda não está presente nos poucos modelos de televisores que utilizam a mais alta resolução do mercado atual. Para deixar a entrega do sinal ainda mais complicada, quem assiste precisa de um set-top-box específico e uma antena diferente – que são vendidos separadamente e por mais dinheiro ainda.

A partir deste aparelho que recebe as informações da emissora, quatro cabos HDMI levam o conteúdo para a tela, com um extra e separado apenas para os canais de áudio. O curioso é que a NHK está testando o 8K desde 1995 e só agora conseguiu disponibilizar para quem assiste.

O objetivo do Japão é de gravar e transmitir os Jogos Olímpicos de 2020 em 8K, junto dos jogos Paralímpicos do mesmo ano. O Japão tende a cumprir a promessa, mesmo que para pouquíssimas pessoas no mundo acompanharem cenas com tantos detalhes.

Ah, sim, a NHK utiliza um canal em 8K e outro em 4K, para quem ainda não tem uma TV tão cara assim.

TECNOBLOG

Texto e imagem reproduzidos do blog: antenadosnaskyecia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário