quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Decreto regulamenta a implantação da TV 3.0

Post compartilhado do Facebook/VEJA, de 27 de agosto de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira, 27, o decreto que regulamenta a implantação da TV 3.0, que promete revolucionar a forma como os brasileiros assistem à TV aberta. Segundo o cronograma do governo federal, a implantação começará ainda neste ano e, até a Copa do Mundo de 2026, parte dos moradores das capitais já terá acesso à novidade. O prazo total de transição para o sistema é estimado entre 10 e 15 anos. 

Além de propiciar melhor qualidade de imagem e som - as transmissões serão em 4K com possibilidade de expansão até 8k -, a TV 3.0, se baseia em uma mudança fundamental de modelo: os canais de TV aberta não serão apenas faixas de frequência pelas quais as emissoras transmitem sua programação. Eles funcionarão como aplicativos instalados nos aparelhos de TV e, como tais, serão conectados à internet, abrindo diversas oportunidades.

A primeira é permitir uma maior interação com os indivíduos. Além da programação ao vivo tradicional, os aplicativos dos canais abertos de TV oferecerão a possibilidade de conteúdos extras sob demanda como séries e jogos online de videogame.

Para as emissoras, o principal apelo é a diversificação de receitas. Como a TV 3.0 é mais interativa e conectada à internet, permitirá uma medição mais precisa de audiência, tornando as campanhas publicitárias mais assertivas e personalizadas. 

Imagens: Lula Marques/Agência Brasil; Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário