terça-feira, 18 de junho de 2013

As Manifestações em São Paulo e a TV Globo


Segunda-feira, 17 de junho de 2013.

TV Globo leva um baita susto!
Por Altamiro Borges

As manifestações desta segunda-feira em São Paulo deram um baita susto na prepotente Rede Globo. Isto ficou explícito no próprio Jornal Nacional. Após reportagem informando que os manifestantes se dirigiam à sede da emissora no zona sul da capital paulista, gritando palavras de ordem contra o império midiático, a apresentadora Patrícia Poeta leu um editorial justificando a cobertura dos protestos sociais exibida pela emissora. Ela tentou vender a ideia de que a TV Globo não manipula as informações e cobre os fatos com total isenção. Mas os jovens não acreditam nesta balela.

Pouco antes, uma equipe da TV Globo já havia sido expulsa do local que deu início à passeata. Conforme registrou o Terra Magazine, "os manifestantes que protestam contra o aumento da tarifa do transporte no Largo da Batata, em São Paulo, expulsaram uma equipe da Rede Globo do ato que acontece desde as 17 horas. O jornalista Caco Barcellos e seus repórteres não conseguiram ficar no protesto. Os manifestantes expulsaram os profissionais com gritos de 'Fora Globo' e 'Central Globo de Mentiras'".

Caco Barcelos, um dos mais respeitados por seu trabalho jornalístico sério, até entendeu as hostilidades. "Após a confusão, o jornalista relatou à equipe do Terra que chegou a ser alvo de empurrões e pontapés. 'Faz parte do meu trabalho. O importante é que estou aqui fazendo o meu trabalho. Sei que isso é normal, do contrário eu não estaria aqui', disse. Caco Barcellos continuou acompanhando o protesto, mas toda a vez que a câmera é ligada os manifestantes gritam contra a TV Globo".

No restante do protesto, os repórteres da emissora não usaram sequer o cubo que identifica a TV Globo. A transmissão ao vivo foi feita a partir de um helicóptero. A própria cobertura ficou bastante debilitada, aquém das exibidas em outras redes - principalmente na Record. A Rede Globo, famosa por manipular importantes episódios da história brasileira - como a campanha pelas Diretas-Já - acabou perdendo mais alguns pontos nos protestos desta segunda-feira. Arnaldo Jabor, que afirmou que os jovens "não valem nem 20 centavos" e depois pediu desculpa, ficou como símbolo patético da crônica manipulação da emissora.

Vídeo e texto reproduzidos do blog: altamiroborges.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário