segunda-feira, 29 de maio de 2017

Quatro marcas ao longo dos seus 45 anos de história

Marcas da TV Sergipe ao longo da história.
Foto: Divulgação/TV Sergipe.

Publicado originalmente no site Portal Intelectual, em 04/11/2016.

Quatro marcas ao longo dos seus 45 anos de história.

A mais recente representa a modernização da emissora com a chegada do sinal HDTV.

O atual símbolo que marca a identidade visual da TV Sergipe é o quarto na história da emissora desde a sua fundação, em 1971. O primeiro, criado pelo artista Antônio Nóia e que tinha como elementos gráficos um cangaceiro e o número quatro, em referência ao canal, nunca foi ao vídeo.

A segunda marca trazia o nome do canal, acompanhado de um desenho formado por três letras “esse” entrelaçadas, lembrando uma flor. A terceira foi uma evolução da segunda. A marca, idealizada em 1997, ganhou linhas de design mais marcantes e cores – vermelha, verde e azul – alusivas ao RGB, abreviatura do sistema de cores aditivas que permite a reprodução analógica de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV.

Desde 1º de março de 2010, a TV Sergipe tem uma nova marca, criada para representar a modernização da emissora desde o início da transmissão em HDTV, a TV em alta definição. Desenvolvida pelo Departamento de Videografismo, ela está nas vinhetas de programação, telejornais e em todo projeto visual, que inclui canoplas de microfones, veículos, estrutura física e material gráfico.

O processo de criação do novo símbolo de identidade visual da TV Sergipe foi iniciado em julho de 2009, a pedido da direção da emissora, pelo artista gráfico Wadson Rodrigues, responsável pelo videografismo da TV e que tem no currículo passagens pela extinta TV Manchete e TV Globo, onde trabalhou com a equipe de Hans Donner.

Um mês e meio depois, dois projetos de marcas foram elaborados. Um, em que a antiga marca ganhava um redesenho, uma espécie de evolução natural. Outro, totalmente renovado, em que a marca seria completamente reformulada, seguindo o padrão Globo. Após a aprovação do segundo modelo, o símbolo ganhou “vida”, testes internos para vinhetas, simulações para cenários e, em parceria com o Departamento de Marketing, desenhos de produtos gráficos.

A marca tem hoje uma textura platinada e novas cores e segue o modelo “arco-íris”. Tem a letra ‘esse’ estilizada, em referência à primeira letra do nome da emissora. O ‘esse’ corta a marca de cima a baixo, adicionando curvas a um círculo platinado. O mesmo efeito é conferido ao nome ‘TV Sergipe’ que, no entanto, segue o mesmo desenho da marca anterior.

Desde a mudança do símbolo, também foram alteradas outras marcas a ele ligadas, como a da Copa TV Sergipe de Futsal e do Desafio TV Sergipe de Natação.

Fonte: Rede Globo.

Texto e imagens reproduzidos do site: portalintelectual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário